Idi de Março .... 15 de Março 44 a.C. morte de Julio Cesar

ANIVERSARIO DE ROMA

Dia 21 de Abril  ANIVERSARIO DE ROMA

ANO 753 a.C

E' uma "velha senhora".... mas sempre bela!!

Tanti Auguri

CURIOSIDADES

VIA VENETO (Vittorio Veneto)

 

O nome desta importante rua de Roma, se deve a lembrança da vitoria Italiana sobre os Austriacos em 1918 e o fim dos conflitos mundiais.

 

Foi projetada para dar a cidade modernos hoteis, bares e lojas elegantes de nivel internacional.

 

Frequentada durante os anos sucessivos por poetas, intelectuais, reis, diretores de cinema, se tornou cenario da moda, cultura, cinema,etc. Nos anos 60, foi o cenario do filme "La dolce Vita" de Federico Fellini, consagrando esta rua a capital do jet set e ponto de encontro das celebridades nacionais e internacionais (e paparazos).

VIA VENETO - COMO ERA
VIA VENETO - COMO ERA
VIA VENETO - HOJE
VIA VENETO - HOJE

A "ORELHA DE BURRO" DO PANTHEON

Foto da epoca
Foto da epoca

No periodo Barocco, nas lateriais da frente do Pantheon foram construidos dois campanarios. Mas a escolha arquitetonica da época, nào foi muito bem aceita pelos Romanos e, como desaprovaçao começaram a chamar-los com o nome de "Orelhas de Burro" porque contrastava com a arquitetura classica que caracterizava o inteiro edificio. Os campanarios foram retirados depois da Unificaçao da Italia.

PIRAMIDE CESTIA

PIRAMIDE CESTIA
PIRAMIDE CESTIA

A Piramide Cestia (aprox. 35 m) em marmore, encontra-se a Roma, foi construida entre os anos 18-12 a.C.

Caio Cestio, no seu testamento impos expressamente, a condiçao aos herdeiros, que construissem a sua tumba a forma de piramide em menos de 1 ano, senào perderiam o direito a rica herança.... Foi realizada em apenas 330 dias!  

 

 

IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA

A fachada da Igreja de Santa Maria Madalena representa um dos poucos (ou unico) exemplos do estile da arte Rococò em Roma.

No ano 1586 vem construida em cima de uma capela do ano 1300. Muitos anos passaram e também  muitos arquitetos importantes trabalharam nesta igreja e, somente no ano 1735, Giuseppe Sardi concluiu a fachada com o estile Rococò.

Essa fachada foi muito criticada na época, e a apelidaram de "Igreja de Açucar", por lembrar a decoraçao de um bolo.

Nesta se celebra missa em lingua portuguesa e é localizada muito proxima ao Pantheon.

ACONTECIA EM ROMA .... no tempo dos Papas

Percorrendo a rua do lado da nossa Embaixada na Piazza Navona; irào encontrar, na esquina, uma estatua antiga (provavel do III sec.a.C), com bilhetinhos, escritas,etc-. é chamada: Pasquino, porque no periodo Papal (poder temporal do papado), ela foi usada por anonimos para "dar voz" a criticas (e também propaganda-politica) do povo e nào sò, contra personagens publicos da época. Eram chamadas "pasquinatas. Famosa foi uma escrita que dizia: "Quod non fecerunt barbari, fecerunt Barberini" ("Aquilo que nào fizeram os barbaros, fizeram os Barberini").

Além desta (a mais famosa), tinham outras que usavam com o mesmo objetivo(que ainda hoje algumas podem ser vistas): a Marforio nol Museo Capitolino, Madama Lucrezia na Piazza de S. Marco,Abate Luigi na Piazza Vidoni, o Facchino na via Lata, o Babuino na Via del Babuino.

Sào também chamadas de "estàtuas falantes".

 

Alguns PROVERBIOS e modos de falar romano... que com o passar dos anos se transformaram somente em folclore e lendas .....

 

 

    A Roma ci vogliono tre cose: pane, panni e pazienza.
▪    Chi Roma non vede, nulla crede.
▪    Non importa andare a Roma per la penitenza.
▪    Quando a Roma vai, fai come vedrai.
▪    Roma, a chi nulla in cent’anni, a chi molto in tre dì.
▪    Roma non è stata costruita in un giorno.
▪    Tutte le strade portano a Roma.
▪    Per conoscere Roma non basta una vita. 

SIMBOLOS DA CIDADE

Além do emblema municipal da loba, uma estátua de bronze da lendária loba que amamentou os gêmeos Rômulo e Remo; temos o Coliseu, o maior anfiteatro do mundo romano, reconhecido em 2007 como uma das sete maravilhas do mundo moderno (unica na Europa); o "Cupolone", a cúpula da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com vista para toda a cidade e expressar o mundo cristão. O símbolo da cidade durante a antiguidade era a águia imperial, efígie militar; durante a Idade Média era o leão, emblema de supremacia.